Estudos da percepção (ESDI, 2020/01)

I. Introdução

10/03. Apresentação da disciplina e questionamentos gerais sobre sensação, percepção e representação.

17/03. O enigma da percepção: desnaturalizando o ato de perceber e representar
Leitura para a aula: PORTUGAL, D. B. Percepção visual, memória e cadeira.

II. Arnheim e a Gestalt

24/03. O estudo experimental da percepção até a teoria da gestalt.
Leitura para a aula: ARNHEIM, R. Equilíbrio. In: ______. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora.  São Paulo: Pioneira / Thompson Learning, 1980.
(Quem quiser, pode acessar a versão inglesa completa do livro)

31/03. “Leis” da percepção
Leitura para a aula: ARNHEIM, R. Configuração. In: ______. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora.  São Paulo: Pioneira / Thompson Learning, 1980. (Quem quiser, pode acessar a versão inglesa completa do livro)

III. Gombrich e os esquemas perceptuais

07/04. A percepção ativa
Leitura para a aula: GOMBRICH, E. Da luz à tinta. In: _____. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica.  São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007, pp. 29-54.

14/04. Esquemas perceptuais e realismo
Leitura para a aula: GOMBRICH, E. Verdade e estereótipo. In: _____. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica.  São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007. pp. 55-78.

21/04. Feriado. Não haverá aula.

IV. Primeira avaliação

28/04. Revisão

05/05. Prova (ver descrição da prova em “avaliações”, abaixo)

12/05. Devolução das provas e comentários

V. Exercícios

19/05. Exercícios em sala. Explicações sobre o trabalho final.
Trazer papel (pelo menos 180g/m2), caneta nanquim, nanquim e marcador preto e tinta guache.

26/05. Exercícios em sala
Trazer papel (pelo menos 180g/m2), caneta nanquim, nanquim, marcador preto e tinta guache.

02/06. Exercícios em sala
Trazer papel (pelo menos 180g/m2), caneta nanquim, nanquim, marcador preto e tinta guache.

09/06. Orientação para o trabalho final.

VII. Segunda avaliação

16/06. Entrega do trabalho final (ver descrição do trabalho em “avaliações”, abaixo) e conversa geral sobre a disciplina.

23/06. Prova de segunda chamada (ver descrição da prova em “avaliações”, abaixo)

30/07. Devolução do trabalho final. Conversa sobre o semestre.

 

EXPERIMENTOS

1- produzir uma mancha de café aleatória jogando café em um papel de gramatura alta. Em seguida, realizar o mínimo possível de interferências na mancha de modo a transformá-la em algo figurativo. Procure pensar em interferências menos óbvias do apenas desenhar um elemento. Considere trabalhar com manchas, cores ou colagem, mas sempre mantendo a intereferência discreta. O elemento principal da composição final precisa ser a mancha.

2 – produzir uma composição abstrata e em PB cujas formas, tons, linhas e forças visuais remetam diretamente à pintura de Manet abaixo. Procure olhar a imagem desconsiderando a figuração (o homem tocando violão na imagem) e atentando apenas para formas, cores e linhas inseridas em certa “estrutura” visual.

manet_061

3 – produzir uma composição usando o mínimo de elementos possível para representar uma pessoa tocando violão. Vejam a página em que o ilustrador leonardi Caldi produz imagens com essa proposta. Atentem para os detalhes dos poucos elementos. Posição dos elementos na folha, cor e textura desses elemntos, se forem traços, espessura e variações dos traços etc.

4 – Criar uma composição com duas formas, uma das quais deve representar visualmente o nome “Taqueti” e, a outra, “Maluma”. Técnica livre.

5 – produzir uma composição a partir da colagem de sete elementos geométricos com cores sólidas recortados (triângulos isósceles, círculos e retângulos). Faça testes movendo os elementos e procure perceber como o deslocamento de cada elemento afeta as forças perceptivas da composição. A composição final deve ser uma colagem. Utilize formas simples de cores sólidas recortadas.

6 – Pinte, com tinta preta, uma mancha do lado direito da folha. A mancha não deve ultrapassar a linha imaginária que dividiria a folha ao meio, e deve ocupar aproximadamente 1/4 da área total da folha. Em seguida, troque a sua folha pela de algum colega. Em seguida, procure costruir uma composição equilibrada adicionando quatro elementos coloridos recortados.

 

AVALIAÇÕES

Avaliação 1: prova

A prova será com consulta a qualquer material impresso ou manuscrito, sendo vetado o uso de aparelhos eletrônicos. Ela consistirá de cinco questões discursivas sobre a materia dada nas partes I , II e III do curso.

Avaliação 2: trabalho

O trabalho será composto de:

(1) Os 6 exercícios realizados em sala

(2) um relatório escrito, fazendo a relação entre um ou dois dos exercícios e as teorias estudadas no curso. comece com uma citação de algum autor estudado e, em seguida, busque explicar tal citação utilizando o(s) exercíco(s) escolhido(s) como exemplo. O relatório deve conter entre 700 e 1000 palavras. Diagramação simples em uma única folha (frente e verso), mas cuidadosamente elaborada, como convém a um(a) designer.

A entrega final deve ser feita em um envelope de papel contendo seis folhas: os 5 exercícios e o relatório. Utilizem papeis de gramatura > 140g/m2.

Critérios de avaliação:
1. Exercícios: aderência à proposta, interesse visual da composição, qualidade do acabamento. Será avaliado também a consistência do conjunto. (6 pts).
2. Texto: apresentação, aderência à proposta, redação, consistência teórica. (4 pts).

Avaliação de segunda chamada (para quem faltou a Av.1 ou a Av.2): prova

A prova será sem consulta. Ela consistirá de cinco questões discursivas sobre a materia dada.  Alunos que fizeram a prova na primeira chamada e o trabalho não precisam fazer esta prova, mas podem fazer, se quiserem — nesse caso, a nota da prova de primeira chamada será substituída pela nota da prova de segunda chamada (seja esta última nota mais alta ou mais baixa que a primeira).

A nota final do semestre será a média aritmética das notas da Av.1 e da Av.2.

.

LINKS DIVERSOS

Imagens: Ilusões de ótica e imagens ambíguas

Video: Teste de atenção seletiva

Video: 10 ilusões de ótica

Matéria: sobre percepção e a cor azul (em inglês)

Catálogo: M. C. Escher

Catálogo: Op art

Apresentação: Gestalt

Documentário: Steinberg, as aventuras da linha

Matéria: sobre pictogramas olímpicos

Video sobre neuroplasticidade (em inglês)

Deixe um comentário