Informação, linguagem, comunicação (2019/02)

PLANO DE AULAS

I. Perspectivas sobre a linguagem

06/08. Apresentação da disciplina.

13/08. Da informação à comunicação. A linguagem das coisas.
Leitura para a aula: Portugal, D. B. Sobre Sócrates e Alces; A inutilidade comunicativa. In: Existe design?, pp. 23-32; 51-60.

20/08. Nietzsche. Linguagem, verdade e criação.
Leitura para a aula: Nietzsche, F. Verdade e mentira no sentido extramoral
Complemento: Podcast sobre o texto.

27/08. Saussure. Linguística estrutural.
Leituras para a aula: Portugal, D. B. A linguagem como um jogo de xadrez.

03/09. Peirce. Índice, ícone e símbolo.
Leitura para a aula: Pignatari, D. Capítulo 2: Semiótica ou teoria dos signos. In: Informação, linguagem, comunicação.

10/09. Leitura para a aula: Austin, J. L. Primeira e segunda conferências. In: Quando dizer é fazer.
Original em inglês (arquivo com melhor qualidade).

17/09. Lacan. O simbólico.
Leitura para a aula: Zizek, S. Gestos vazios e performativos [capítulo 1]. In: Como ler Lacan, pp. 15-31.

II. Prova

24/09. Revisão

01/10. Prova

08/10. Devolução das provas e comentários

15/10. Não haverá aula

22/10. Não haverá aula

III. Análise de imagens

29/10. Introdução à análise da imagem. Esclarecimentos sobre o trabalho final.
Leitura para a aula: Joly, M. Introdução à análise da imagem, cpt 3 (p. 79-132).

05/11. Análise de imagens

12/11. Análise de imagens

IV. Trabalho

19/11. Orientações para o trabalho final

26/11. Entrega do trabalho final e conversa sobre o semestre.

03/12. Prova de segunda chamada.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s