Estudos da percepção (2019/01)

I. Introdução

11/03. Apresentação da disciplina e questionamentos gerais sobre sensação, percepção e representação.

18/03. O enigma da percepção: desnaturalizando o ato de perceber e representar
Leitura para a aula: PORTUGAL, D. B. Percepção visual, memória e cadeira.

II. Arnheim e a Gestalt

25/03. O estudo experimental da percepção até a teoria da gestalt.
Leitura para a aula: ARNHEIM, R. Equilíbrio. In: ______. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora.  São Paulo: Pioneira / Thompson Learning, 1980.
(Quem quiser, pode acessar a versão inglesa completa do livro)

01/04. “Leis” da percepção
Leitura para a aula: ARNHEIM, R. Configuração. In: ______. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora.  São Paulo: Pioneira / Thompson Learning, 1980. (Quem quiser, pode acessar a versão inglesa completa do livro)

III. Gombrich e os esquemas perceptuais

08/04. A percepção ativa
Leitura para a aula: GOMBRICH, E. Da luz à tinta. In: _____. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica.  São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007, pp. 29-54.

15/04. Esquemas perceptuais e realismo
Leitura para a aula: GOMBRICH, E. Verdade e estereótipo. In: _____. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica.  São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007, pp. 55-78.

IV. Primeira avaliação

29/04. Revisão

06/05. Prova (ver descrição da prova em “avaliações”, abaixo)

13/05. Entrega das notas e comentários

V. Exercícios

20/05. Exercícios em sala
Trazer papel (pelo menos 180g), caneta nanquim, nanquim e marcador preto e tinta guache.

27/05. Exercícios em sala
Trazer papel (pelo menos 180g), caneta nanquim, nanquim, marcador preto e tinta guache.

03/06. Exercícios em sala
Trazer papel (pelo menos 180g), caneta nanquim, nanquim, marcador preto e tinta guache.

10/06. Orientação para o trabalho final.

VII. Segunda avaliação

24/06. Entrega do trabalho final (ver descrição do trabalho em “avaliações”, abaixo) e conversa geral sobre a disciplina.
Prova de segunda chamada (ver descrição da prova em “avaliações”, abaixo)

01/07. Devolução do trabalho final. Conversa sobre o semestre.

 

EXPERIMENTOS

1- produzir uma mancha de tinta aleatória jogando tinta diluída, café ou outra substância em um papel de gramatura alta. Em seguida, realizar o mínimo possível de interferências na mancha de modo a transformá-la em algo figurativo.

2 – produzir uma composição usando o mínimo de elementos possível para representar algo. Vejam a página em que o ilustrador leonardi Caldi produz imagens com essa proposta.

3 – produzir uma composição abstrata cujas formas, cores, linhas e forças visuais remetam diretamente à pintura de Manet abaixo. Procure olhar a imagem desconsiderando a figuração (o homem tocando violão na imagem) e atentando apenas para formas, cores e linhas inseridas em certa “estrutura” visual.

manet_061

4 – produzir uma composição a partir da colagem de sete elementos geométricos com cores sólidas recortados (triângulos, círculos ou quadrados). Faça testes movendo os elementos e procure perceber como o deslocamento de cada elemento afeta as forças perceptivas da composição. A composição final deve ser uma colagem. Utilize formas simples de cores sólidas recortadas.

5 – Criar uma composição com duas formas, uma das quais deve representar visualmente o nome “Taqueti” e, a outra, “Maluma”. Técnica livre.

6 – Criar uma composição cujo elemento central seja uma linha reta no meio da página. A mesma linha deve ser interpretada de 3 maneiras distintas na composição. Inspirar-se no trabalho de Steinberg.

 

AVALIAÇÕES

Avaliação 1: prova

A prova será com consulta a qualquer material impresso ou manuscrito, sendo vetado o uso de aparelhos eletrônicos. Ela consistirá de cinco questões discursivas sobre a materia dada nas partes I , II e III do curso.

Avaliação 2: trabalho

O trabalho será composto de: (1) uma seleção de 4 dos exercícios realizados em sala (2) um relatório escrito, fazendo a relação entre um ou dois dos exercícios e as teorias estudadas no curso. O relatório deve conter entre 600 e 1200 palavras. Diagramação simples em uma única folha (frente e verso), mas cuidadosamente elaborada, como convém a um(a) designer.

Critérios de avaliação:
1. Exercícios: aderência à proposta, composição, acabamento (2 pts cada exercício)
2. Texto: aderência à proposta, redação, consistência teórica. (2 pt)

Avaliação de segunda chamada (para quem faltou a Av.1 ou a Av.2): prova

A prova será sem consulta. Ela consistirá de cinco questões discursivas sobre a materia dada.  Alunos que fizeram a prova na primeira chamada e o trabalho não precisam fazer esta prova, mas podem fazer, se quiserem — nesse caso, a nota da prova de primeira chamada será substituída pela nota da prova de segunda chamada (seja esta última nota mais alta ou mais baixa que a primeira).

A nota final do semestre será a média aritmética das notas da Av.1 e da Av.2.

.

LINKS DIVERSOS

Slides apresentados em aulas: 25/03;

Imagens: Ilusões de ótica e imagens ambíguas

Video: Teste de atenção seletiva

Video: 10 ilusões de ótica

Matéria: sobre percepção e a cor azul (em inglês)

Catálogo: M. C. Escher

Catálogo: Op art

Apresentação: Gestalt

Documentário: Steinberg, as aventuras da linha

Matéria: sobre pictogramas olímpicos

Video sobre neuroplasticidade (em inglês)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s