Análise da informação (2019/01)

PLANO DE AULAS

I. Design, retórica e filosofia

13/03. Apresentação do curso

20/03. Platão e os sofistas
Leitura para a aula: Portugal, D. B. Sobre Sócrates e Alces. In: Mizanzuk, I.; Portugal, D. B.; Beccari, M. N. Existe Design?

27/03. A tradição aristotélica
Leitura para a aula: Berti, E. A retórica. In: ____. As razões de Aristóteles.

03/04. Design e linguagem na modernidade
Leitura para a aula: Austin, J. L. Quando dizer é fazer. Primeira e segunda conferências.
Original em inglês (arquivo com melhor qualidade).

10/04. Flusser
Leitura para a aula: FLUSSER, V. Linha e superfície. In: _____. O mundo codificado.

17/04. Latour
Leitura para a aula: Latour, B. Cogitamus. Primeira carta (p. 09-35)

24/04. Buchanan
Leitura para a aula: Sarmento, J. Os limites e o propósito do design enquanto arte retórica a partir de Richard Buchanan

II. Prova

08/05. Revisão

15/05. Não haverá aula

22/05. Prova

III. Retórica e design na “Prática”

29/05. Devolução da prova. Apresentação de casos de controvérsias

05/06. Discussão de casos de interesses da turma

12/06. Oficina de mapeamento de controvérsias

IV. Trabalho final

19/06. Orientações para o trabalho final

26/06. Entrega do trabalho e conversa sobre o semestre.

03/07. Prova de segunda chamada

 

AVALIAÇÕES

Avaliação 1: Prova

A prova será com consulta a qualquer material impresso ou manuscrito, sendo vetado o uso de aparelhos eletrônicos como celular e laptop. Ela consistirá de cinco questões discursivas sobre a matéria dada.

Avaliação 2: trabalho

O trabalho deve ser realizado preferencialmente em dupla, mas trabalhos individuais também serão aceitos. O deve ser entregue impresso, em sala, no horário da aula.

Roteiro:

1. A partir do tema (ou questão) proposto pela dupla, devem ser levantados de 2 a 4 peças midáticas recentes (matéria de jornal, vídeo, peça publicitárias, post de rede social etc.) que apresentem pontos de vistas e argumentos distintos/controversos sobre o tema/enunciado original;

2. Devem ser destacadas as principais bases do posicionamento
do texto, assim como os atores envolvidos na composição de tais argumentos;

3. “Colocar os enunciados em um balão” – a partir dos enunciados destacados, levantar respostas para questões como: Quem os disse? Para quem? Em quais circunstâncias? Com quais tipos de provas? Contra quem? Com que propósito? A partir de qual ponto de vista? Segundo os princípios de qual profissão? Com que financiamento? A partir de quais valores? Ou quaisquer outras perguntas que a dupla considere relevante para este levantamento;

4. A partir desse primeiro levantamento, a dupla deve realizar uma nova pesquisa de
peças (2 a 3 no total) que aprofundem alguma(s) das questões que emergiram após o levantamento das questões anteriores;

5. Repetir o “passo 3” com as novas peças;

6. Registrar em relatório as principais controvérsias sobre o tema, bem como as justificativas, os atores e os valores que embasam os diferentes pontos de vista, e como eles se relacionam com os demais;

7. Apresentar esse levantamento de controvérsias em formato de “diário de bordo” (a própria seleção de notícias com marcações e anotações que deem conta dos tópicos anteriores) ou em uma peça sintética (um “mapa” em uma página A3).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s