Estudos da percepção (2018/02)

PLANO DE AULAS

I. Introdução

20/09. Apresentação da disciplina e questionamentos gerais sobre sensação, percepção e representação.
O enigma da percepção: desnaturalizando o ato de perceber e representar
Leitura para a aula: PORTUGAL, D. B. Percepção visual, memória e cadeira.

II. Arnheim e a Gestalt

27/09. O estudo experimental da percepção até a teoria da gestalt.
Leitura para a aula: ARNHEIM, R. Equilíbrio. In: ______. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora.  São Paulo: Pioneira / Thompson Learning, 1980, pp. 33-86. (Quem quiser, pode acessar a versão inglesa completa do livro)

04/10. “Leis” da percepção
Leitura para a aula: ARNHEIM, R. Configuração. In: ______. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora.  São Paulo: Pioneira / Thompson Learning, 1980, pp. 33-86. (Quem quiser, pode acessar a versão inglesa completa do livro)

III. Gombrich e os esquemas perceptuais

11/10. A percepção ativa
Leitura para a aula: GOMBRICH, E. Da luz à tinta. In: _____. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica.  São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007, pp. 29-54.

18/10. Esquemas perceptuais e realismo
Leitura para a aula: GOMBRICH, E. Verdade e estereótipo. In: _____. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica.  São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007, pp. 55-78.

25/10. Exercícios em sala: fazer experimentos 1 e 2, descritos abaixo.

01/11. Exercícios em sala: fazer experimentos 3 e 4, descritos abaixo

08/11. Exercícios em sala: fazer experimento 5 e refazer outros

22/11. Finalização dos exercícios. Entrega dos trabalhos.

29/11. Revisão da parte teórica

06/12. Revisão da parte teórica

13/12. Prova

dia em janeiro, a confirmar. Devolução das provas e prova de segunda chamada

 

EXPERIMENTOS

1- produzir uma mancha de tinta aleatória jogando tinta diluída, café ou outra substância em um papel de gramatura alta. Em seguida, realizar o mínimo possível de interferências na mancha de modo a transformá-la em algo figurativo.

2 – produzir uma composição usando o mínimo de elementos possível para representar algo. Vejam a página em que o ilustrador leonardi Caldi produz imagens com essa proposta.

3 – produzir uma composição abstrata cujas formas, cores, linhas e forças visuais remetam diretamente à pintura de Manet abaixo. Procure olhar a imagem desconsiderando a figuração (o homem tocando violão na imagem) e atentando apenas para formas, cores e linhas inseridas em certa “estrutura” visual. A composição final deve ser uma colagem. Utilize formas simples de cores sólidas recortadas.

manet_061

4 – produzir uma composição a partir da colagem de sete elementos geométricos com cores sólidas recortados (triângulos, círculos ou quadrados). Faça testes movendo os elementos e procure perceber como o deslocamento de cada elemento afeta as forças perceptivas da composição.

5 – produzir uma composição com dois elementos abstratos, o primeiro deles deve ser qualquer coisa que se considere poder ser representada pelo nomo Taqueti. O segundo, pelo nome Maluma.

Obs: em todos os casos, atentar para o efeito geral da composição. Como os diversos elementos visuais se relacionam entre si e com o quadro? O efeito geral é visualmente interessante?

AVALIAÇÕES

Avaliação 1: prova

A prova será com consulta a qualquer material impresso ou manuscrito, sendo vetado o uso de aparelhos eletrônicos. Ela consistirá de cinco questões discursivas sobre a materia dada.

Avaliação 2: trabalho

O trabalho será uma compilação dos 5 exercícios realizados na parte V do curso. Eles devem ser entregues em tamanho A4 e papel de gramatura alta.

Avaliação de segunda chamada (para quem faltou a Av.1 ou a Av.2): prova

A prova será sem consulta. Ela consistirá de cinco questões discursivas sobre a materia dada nas partes I , II e III do curso.  Alunos que fizeram a prova na primeira chamada e o trabalho não precisam fazer esta prova, mas podem fazer, se quiserem — nesse caso, a nota da prova de primeira chamada será substituída pela nota da prova de segunda chamada (seja esta última nota mais alta ou mais baixa que a primeira).

A nota final do semestre será a média aritmética das notas da Av.1 e da Av.2.

.

LINKS DIVERSOS

Imagens: Ilusões de ótica e imagens ambíguas

Video: Teste de atenção seletiva

Video: 10 ilusões de ótica

Matéria: sobre percepção e a cor azul (em inglês)

Catálogo: M. C. Escher

Catálogo: Op art

Apresentação: Gestalt

Documentário: Steinberg, as aventuras da linha

Matéria: sobre pictogramas olímpicos

Video sobre neuroplasticidade (em inglês)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s