Projeto de Programação Visual (2017/02-2018/01)

PROPOSTA GERAL

Nesta disciplina, será desenvolvido um projeto de Design de Comunicação orientado a um público específico e ligado à construção de marca. O projeto irá da pesquisa de público às soluções gráficas finais, familiarizando o aluno com as diversas etapas do processo criativo em design de comunicação estratégico.

Tema do semestre: bebidas

 

PLANO DE AULAS

I. Introdução
19/04. Apresentação do curso (esta aula começará excepcionalmente às 14h)

II. Pesquisa
26/04. A importância da pesquisa no processo criativo. Ferramentas de pesquisa. Definição dos grupos e temas.
03/05. Acompanhamento das pesquisas.
10/05. Acompanhamento das pesquisas.
17/05. Apresentação do resultado da pesquisa (P1)

III. Proposta
07
/06. Separação do grupo anterior em 2 duplas. Seleção de ideias. Referências visuais. Estratégias de comunicação. Naming. Alguns trabalhos de referência.
14/06Acompanhamento do desenvolvimento das propostas.
21/06. Entrega da proposta de comunicação (P2).

IV. Identidade visual
28/06. Acompanhamento do desenvolvimento dos projetos.
05/07. Acompanhamento do desenvolvimento dos projetos.
12/07. Apresentação de proposta para a identidade visual da marca e uma aplicação (P3).

IV. Finalização do projeto
19/07. Acompanhamento do desenvolvimento dos projetos.
26/07. Acompanhamento do desenvolvimento dos projetos
02/08. Orientação final
09/08. Apresentação final (P4).

 

AVALIAÇÕES

P1 Pesquisa de consumo. Trabalho em grupos de 4 pessoas. Apresentação dos perfis de consumidores identificados na pesquisa de consumo. De 5 a 7 perfis.

P2 Proposta estratégica. Trabalho em dupla. Proposta de projeto contendo os seguintes tópicos: (1) descrição detalhada do perfil escolhido; (2) breve análise de mercado (quais as principais marcas do produto em questão que parecem buscar atingir o público selecionado e que soluções gráficas elas adotaram?); (3) diretrizes estratégicas para comunicação com o público (isto é, qual a ideia que guiará o projeto de comunicação com o objetivo de estreitar a relação do público-alvo com sua marca?); (4) referências visuais relacionadas à proposta estratégica; (5) Nome da marca (com justificativa).

P3 Apresentação da identidade visual da marca e embalagem. Trabalho em dupla. Apresentação em sala de aula simulando apresentação para cliente, de uma proposta inicial de projeto. contendo: (1) identidade visual da marca (logo, elementos gráficos auxiliares, tipografia auxiliar, cores); (2) embalagem.

P4 Apresentação do projeto final. Trabalho em dupla. Apresentação em sala de aula simulando apresentação para cliente. A apresentação deve justificar a solução final remetendo à pesquisa e à estratégia de comunicação. Além da identidade visual e da sua aplicação na embalagem, a apresentação deve conter proposta gráfica de 3 outras aplicações da identidade. Por exemplo: pack ou material de ponto de venda; site (home e uma página interna); peça publicitária para revista.

P5 Nota de presença e participação.

IMPORTANTE: grupos que não apresentarem na data marcada podem realizar a apresentação do trabalho na aula seguinte, recebendo um pequeno desconto na avaliação. Depois disso, o trabalho será considerado como não entregue, recebendo conceito E. Não é necessário (embora seja desejável) que todo o grupo esteja presente para a apresentação.

 

BIBLIOGRAFIA

LUPTON, E. (ed.). Graphic design thinking: beyond brainstorming. New York: Princeton Architectural Press, 2011.

MINER, H. Ritos corporais entre os Nacirema.

VIANNA, M. et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV, 2012.

SUNDERLAND, P.; DENNY, R. Doing anthropology in consumer research. Walnut Creek: Left Coast, 2007, capítulo 3.

LINKS RELEVANTES

1. sobre naming: Igor naming guide
2. referências de design de embalagem: Dieline

VÍDEOS RELEVANTES

Perfis digigráficos (DM9)

 

NOTAS

Conceitos:
A: Excelente. Trabalho de destaque.
A-: Também trabalho de destaque, porém com algumas questões pontuais .
B+: Bom trabalho.
B: Também bom trabalho, porém com algumas questões.
B-: Trabalho bom em muitos aspectos, mas com diversos problemas relevantes.
C: Trabalho problemático, embora também apresente alguns pontos satisfatoriamente desenvolvidos.
D: Trabalho ruim em praticamente todos os aspectos.
E: Trabalho não entregue (ou tão ruim que seja equivalente a não entregar).

A nota final terá como base a média dos conceitos de cada avaliação, mas também será considerando o processo de desenvolvimento ao longo do curso (se há um processo de melhora, as notas finais ganham mais peso). A P4 gera duas notas: resultado final do projeto/apresentação.

Açai

  • Sereno (Miguel, Pedro): P1 B+; P2 A; P3 B+; P4 B+/A-; P5 +. Nota final: 8,5
  • Forçaí (Raquel, Sergio): P1 B+; P2 B; P3 B; P4 B-/B-; P5 +-. Nota final: 7,0

Água

  • Asteria (Silvia, Eduardo): P1 B+; P2 A-; P3 A-; P4 A/A-; P5 ++. Nota final: 9,5
  • Vitra (Rafael, Yan): P1 B+; P2 B; P3 B+; P4 A-; P5 +. Nota final: 7,5

Chá

  • Nautilus (Laura, João): P1 A; P2 A-; P3 A; P4 A/B; P5 +. Nota final: 9,5
  • Yby (Hugo, Laís): P1 A; P2 A; P3 A; P4 A-/B; P5 +. Nota final: 9,0
  • Wander (Bruna, Giulia): P1 A-; P2 B+; P3 A-; P4 A-/A-; P5 +. Nota final: 9,0
  • Memo (Laura, Laura): P1 A-; P2 A-; P3 A-; P4 B+/A; P5 +. Nota final: 9,0

Cerveja

  • Cerus (Amanda, Letícia): P1 B+; P2 A; P3 A; P4 A/A-; P5 +. Nota final: 9,5
  • Kushin (Theo, Vitória): P1 B+; P2 B; P3 B+; P4 B-/B-; P5 +-. Nota final: 7,0

Saquê

  • Denkidai (Eduarda, Suellen): P1 B; P2 B-; P3 B; P4 B/B; P5 +-. Nota final: 7,0.
  • Kuniume (Kyle, Maria Clara): P1 B; P2  B; P3 B+; P4 A-/A-; P5 +. Nota final: 8,5

Suco

  • Convuca (Joyce, Stéphanie): P1 B+; P2 B; P3 B+; P4 B/B+; P5 +. Nota final: 8,0
  • Bagaceira (Luísa, Thiana): P1 B+; P2 B; P3 A-; P4 A-/A; P5++. Nota final: 9,0
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