Projeto de Programação Visual (2017/02-2018/01)

PROPOSTA GERAL

Nesta disciplina, será desenvolvido um projeto de Design de Comunicação orientado a um público específico e ligado à construção de marca. O projeto irá da pesquisa de público às soluções gráficas finais, familiarizando o aluno com as diversas etapas do processo criativo em design de comunicação estratégico.

Tema do semestre: bebidas

 

PLANO DE AULAS

I. Introdução
19/04. Apresentação do curso (esta aula começará excepcionalmente às 14h)

II. Pesquisa
26/04. A importância da pesquisa no processo criativo. Ferramentas de pesquisa. Definição dos grupos e temas.
03/05. Acompanhamento das pesquisas.
10/05. Acompanhamento das pesquisas.
17/05. Apresentação do resultado da pesquisa (P1)

III. Proposta de comunicação
24
/05. Separação do grupo anterior em 2 duplas. Seleção de ideias. Referências visuais. Estratégias de comunicação. Naming. Alguns trabalhos de referência.
07/06Acompanhamento do desenvolvimento das propostas.
14/06. Entrega da proposta de comunicação (P2).

IV. Identidade visual
21/06. Acompanhamento do desenvolvimento dos projetos.
28/06. Acompanhamento do desenvolvimento dos projetos.
05/07. Apresentação de proposta para a identidade visual da marca e uma aplicação (P3).

IV. Finalização do projeto
12/07. Acompanhamento do desenvolvimento dos projetos.
19/07. Acompanhamento do desenvolvimento dos projetos
26/07. Apresentação final (P4).
02/08. Entrega das notas e conversa sobre o curso.

 

AVALIAÇÕES

P1 Pesquisa de consumo. Trabalho em grupos de 4 pessoas. Apresentação dos perfis de consumidores identificados na pesquisa de consumo.

P2 Proposta estratégica. Trabalho em dupla. Proposta de projeto contendo os seguintes tópicos: (1) descrição detalhada do público; (2) breve análise de mercado (quais as principais marcas do produto em questão que parecem buscar atingir o público selecionado e que soluções gráficas elas adotaram?); (3) diretrizes estratégicas para comunicação com o público (isto é, qual a ideia que guiará o projeto de comunicação com o objetivo de estreitar a relação do público-alvo com sua marca?); (4) referências visuais relacionadas à proposta estratégica; (5) Nome da marca (com justificativa).

P3 Apresentação da identidade visual da marca e embalagem. Trabalho em dupla. Apresentação em sala de aula simulando apresentação para cliente, de uma proposta inicial de projeto. contendo: (1) identidade visual da marca (logo, elementos gráficos auxiliares, tipografia auxiliar, cores); (2) embalagem.

P4 Apresentação do projeto final. Trabalho em dupla. Apresentação em sala de aula simulando apresentação para cliente. A apresentação deve justificar a solução final remetendo à pesquisa e à estratégia de comunicação. Além da identidade visual (1) e da embalagem (2), a apresentação deve conter proposta gráfica de: pack ou material de ponto de venda (3), site (home e uma página interna) (4) e peça publicitária para revista (5).

P5 Nota de presença e participação.

 

BIBLIOGRAFIA

LUPTON, E. (ed.). Graphic design thinking: beyond brainstorming. New York: Princeton Architectural Press, 2011.

MINER, H. Ritos corporais entre os Nacirema.

VIANNA, M. et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV, 2012.

SUNDERLAND, P.; DENNY, R. Doing anthropology in consumer research. Walnut Creek: Left Coast, 2007, capítulo 3.

LINKS RELEVANTES

1. sobre naming: Igor naming guide
2. referências de design de embalagem: Dieline

VÍDEOS RELEVANTES

Perfis digigráficos (DM9)

 

 

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