Disciplina ministrada em parceria com o prof. Marcos Beccari
OBJETIVOS
O objetivo desta disciplina é investigar alguns dos principais valores que orientaram as críticas da produção industrial nos séculos XVIII e XIX. Observaremos alguns conflitos morais que emergem nas primeiras reflexões sobre a produção industrial e seus impactos estéticos, políticos, socioeconômicos e psicológicos. Muitos dos conflitos morais que nos interessam começam a ganhar corpo na Inglaterra – o que não surpreende, dado seu estatuto de “berço” da revolução industrial. Ao estudar a tradição da filosofia social e da economia política inglesas do século XVIII e XIX, encontraremos algumas das raízes morais que orientam polos opostos de muitas disputas contemporâneas acerca dos rumos ideais da produção material, do consumo, do trabalho e da técnica.
DINÂMICA DO CURSO
Por se tratar de um curso intensivo, com 5 encontros em uma única semana (e sobretudo considerando que há 20 alunos matriculados), é essencial definirmos de maneira clara a dinâmica do curso e nos atermos a ela. Cada um dos 5 dias será dividido em 2 partes: (1) Aula expositiva, ou seja, guiada por uma fala minha (digo “guiada” para indicar que intervenções dos alunos são esperadas e estimuladas). (2) Discussão de textos: iniciada com comentários dos alunos sobre os textos lidos. Como é virtualmente impossível que se leia um dos textos a cada dia, é essencial que todos se dediquem a ler a os textos indicados antes do início das aulas. Sugiro que comecem com meu texto Éticas do design. E sigam com os textos de cada aula.
PLANO DE AULAS
22 de maio
- Primeira parte
Aula expositiva: apresentação da disciplina e primeiras orientações para o estudo dos valores
Leitura para a aula: Portugal, D. B. Éticas do design.
- Segunda parte
Discussão de textos: Smith, A. The wealth of nations, I, 1-4. (Leitura complementar: Ure, A. The Philosophy of Manufactures, I, 1).
23 de maio
- Primeira parte
Aula expositiva: bases teóricas para o estudo dos valores: Nietzsche e Weber
- Segunda parte
Discussão de textos: Carlyle, T. Past and present, I, 1-6.
24 de maio
- Primeira parte
Aula expositiva: bases históricas para o estudo dos valores: a bretanha nos séculos XVIII e XIX
- Segunda parte
Discussão de textos: Ruskin, J. The nature of gothic.
25 de maio
- Primeira parte
Aula expositiva: Iluminismo e Romantismo como modos de pensamento
- Segunda parte
Discussão de textos: Morris, W. Signs of change, 1 (How we live and how we might live), 5 (The aims of art).
26 de maio
- Primeira parte
Lloyd Wright, F. The art and craft of the machine.
- Segunda parte
Considerações sobre a ressonância das valorações estudadas nos dias de hoje.
Detalhamento do trabalho final.
Fechamento e feedback dos alunos.
OUTRAS LEITURAS RECOMENDADAS
1. Teoria do design e teoria dos valores
- Beccari, M. Portugal, D. B.; Padovani, S. Seis eixos para uma filosofia do design.
2. Teoria e metodologia para estudo dos valores
- Nietzsche, F. Crepúsculo dos ídolos.
- Weber, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo.
- Campbell, C. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno.
- Sennet, R. O artífice.
2. Moral, epistemologia e ecomia política
3. Outros textos relevantes para o mapeamento dos valores do design
- Ferguson, A. An Essay on the History of Civil Society, I, 1; III, 7; IV, 1-4.
- Morris, W. News from nowhere.
- Bellamy, E. Looking backwards.
- Marx, K; Engels, F. Manifesto comunista.
AVALIAÇÃO
Um artigo acadêmico (com citações e referências realizadas segundo as normas da ABNT) de 6-12 laudas. O artigo deve tratar de tema relacionado à disciplina. Ou seja, deve tratar da relação entre design e valores e, de preferência, citar ao menos um dos autores estudados. Podem ser estabelecidas relações com o objeto da pesquisa de mestrado/doutorado, mas isso não é necessário.
Enviar em formato pdf para dp@formaelementar.com e marcosbeccari@usp.br. Prazo: a definir.