Estudos da Percepção (2016/01)

* utilize o campo de comentários na parte inferior desta página para tirar dúvidas referentes a esta disciplina (não enviar perguntas referentes à disciplina por e-mail).

.

PLANO DE AULAS

I. Introdução

01/03. Apresentação da disciplina e questionamentos gerais sobre sensação, percepção e representação

30/08. O enigma da percepção: desnaturalizando o ato de perceber e representar
Leitura para a aula: PORTUGAL, D. B. Percepção visual, memória e cadeira. In: Filosofia do design [website], 03 abr. 2012.

II. Arnheim e a Gestalt

06/09. O estudo experimental da percepção até a teoria da gestalt. Ilusões de ótica.
Leitura para a aula: MORAES, M. O gestaltismo e o retorno à experiência psicológica. In: JACÓ-VILELA, A.  M.; FERREIRA, A. A. L; PORTUGAL, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau, 2006, pp. 301-318.
Leitura complementar/alternativa: BOEREE, C. G. Gestalt psychology.

13/09. “Leis” da percepção
Leitura para a aula: ARNHEIM, R. Equilíbrio; Configuração. In: ______. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora.  São Paulo: Pioneira / Thompson Learning, 1980, pp. 33-86. (Quem quiser, pode acessar a versão inglesa completa do livro)

III. Gombrich e os esquemas perceptuais

20/09. Visita à exposição “Diálogos no escuro”

27/09. A percepção ativa
Leitura para a aula: GOMBRICH, E. Da luz à tinta. In: _____. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica.  São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007, pp. 29-54.

04/10. Esquemas perceptuais e realismo
Leitura para a aula: GOMBRICH, E. Verdade e estereótipo. In: _____. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica.  São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007, pp. 55-78.

IV. Primeira avaliação

11/10. Revisão da matéria dada

18/10. Prova (ver descrição da prova em “avaliações”, abaixo)

25/10. Entrega das notas e comentários

V. Exercícios

01/11. Exercícios em sala
Trazer papel (pelo menos 180g), caneta nanquim, nanquim e marcador preto

08/11. Exercícios em sala
Trazer papel (pelo menos 180g), caneta nanquim, nanquim e marcador preto

VII. Segunda avaliação

22/11. Orientação para o trabalho final

29/11. Entrega do trabalho final (ver descrição do trabalho em “avaliações”, abaixo)

06/12. Prova de segunda chamada (ver descrição da prova em “avaliações”, abaixo)

12/12. Entrega das notas finais e feedback do trabalho.

EXPERIMENTOS

1- produzir uma mancha de tinta aleatória jogando tinta diluída, café ou outra substância em um papel de gramatura alta. Em seguida, realizar o mínimo possível de interferências na mancha de modo a transformá-la em algo figurativo.

2 – produzir uma composição abstrata cujas formas, cores, linhas e forças visuais remetam diretamente à pintura de Manet abaixo. Procure olhar a imagem desconsiderando a figuração — o homem tocando violão na imagem — e atentando apenas para formas, cores e linhas inseridas em certa “estrutura” visual. Procure manter essa “estrutura” criando uma composição de formas abstratas.

manet_061

3 – produzir uma composição usando o mínimo de elementos possível para representar algo. Vejam a página em que o ilustrador leonardi Caldi produz imagens com essa proposta.

4 – produzir uma composição inspirada na obra de Mondrian. Não deixem de visitar a exposição dedicada ao artista no CCBB.

5 – produzir uma composição inspirada na op art. Link para um catálogo com obras da Op art. Pesquisem obra de Vasarely.

6 – produzir uma composição inspirada na obra de Steinberg. Link para o documentário As aventuras da linha.

AVALIAÇÕES

Avaliação 1: prova

A prova será com consulta a qualquer material impresso ou manuscrito, sendo vetado o uso de aparelhos eletrônicos. Ela consistirá de cinco questões discursivas sobre a materia dada nas partes I , II e III do curso. 

Avaliação 2: trabalho

O trabalho será composto de: (1) uma seleção de três dos exercícios realizados em sala (1 de cada aula) na parte V do curso (2) um relatório escrito, fazendo a relação entre os exercícios e as teorias estudadas nas partes I, II e III do curso. O relatório deve conter entre 600 e 1200 palavras. Diagramação simples, mas cuidadosamente elaborada, como convém a um designer.

Critérios de avaliação:
1. Apresentação e diagramação (1,0)
2. Aderência à proposta do trabalho (1,0)
3. Qualidade dos exercícios e da descrição e apresentação dos mesmos no relatório (3,0)
4. Redação do relatório (2,0)
5. Consistência teórica e argumentativa do relatório (3,0)

Avaliação de segunda chamada (para quem faltou a Av.1 ou a Av.2): prova

A prova será sem consulta. Ela consistirá de cinco questões discursivas sobre a materia dada nas partes I , II e III do curso.  Alunos que fizeram a prova na primeira chamada e o trabalho não precisam fazer esta prova, mas podem fazer, se quiserem — nesse caso, a nota da prova de primeira chamada será substituída pela nota da prova de segunda chamada (seja esta última nota mais alta ou mais baixa que a primeira).

A nota final do semestre será a média aritmética das notas da Av.1 e da Av.2.

 .

LINKS DIVERSOS

Imagens: Ilusões de ótica e imagens ambíguas

Video: Teste de atenção seletiva

Video: 10 ilusões de ótica

Matéria: sobre percepção e a cor azul (em inglês)

Catálogo: M. C. Escher

Catálogo: Op art

Apresentação: Gestalt

Documentário: Steinberg, as aventuras da linha

Matéria: sobre pictogramas olímpicos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s