Análise da informação (2016/01)

* Utilize o campo de comentários na parte inferior desta página para tirar dúvidas referentes a esta disciplina (não enviar perguntas referentes à disciplina por e-mail).

.

PLANO DE AULAS
(Esta página diz respeito apenas ao primeiro semestre de 2016. O plano de aulas e outras informações para o segundo semestre está nesta outra página)

I. Introdução

02/03. Apresentação da disciplina.

31/08. Da informação à comunicação. A linguagem das coisas.
Leitura para a aula: SUDJIC, D.  Linguagem. In: ____. A linguagem das coisas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010, pp. 10-51.
Leitura complementar: PORTUGAL, D. B. A inutilidade comunicativa. In: MIZANZUK, I.; PORTUGAL, D. B.; BECCARI, M. N. Existe design?: indagações filosóficas em três vozes. Teresópolis: 21b, 2013.

II. Perspectivas sobre a linguagem

14/09. Nietzsche. A  linguagem, verdade e criação.
Leitura para a aula: NIETZSCHE, F. A verdade e a mentira no sentido extramoral (ver comentários, no final da página, para outros links).
Leitura complementar: MOSÉ, V. A palavra como verdade. In: ____. Nietzsche e a grande política da linguagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, pp. 69-86.

21/09. Saussure. Linguística estrutural.
Leituras para a aula: PORTUGAL, D. B. Saussure, língua, xadrez e
PORTUGAL, D. B. Sobre a teoria linguística de Saussure.

28/09. Semiótica: considerações gerais.
Leitura para a aula: CHANDLER, D. Signs. In: ___. Semiotics for beginners.
Leitura alternativa: PIGNATARI, D. Capítulo 2: semiótica ou teoria dos signos. In: ____. Informação, linguagem, comunicação.

05/10. A pragmática e o Simbólico. Austin e Lacan.
Leitura para a aula: ZIZEK, S. Gestos vazios e performativos [capítulo 1]. In: _____. Como ler Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 2010, pp. 15-31.

III. Primeira avaliação

19/10. Revisão da matéria dada.
Entrega de resumo comentado de um dos textos lidos na parte II (impresso em uma única página) (o resumo vale + ou – 0,5 ponto na prova. Ele só será aceito nesta aula. Quem estiver impossibilitado de comparecer, por qualquer motivo, enviar por um colega).

26/10. Prova (ver descrição da prova em “avaliações”, abaixo)

IV. Análise da imagem

09/11. Entrega e comentários. Palestra.

16/11. Análise de imagens

V. Segunda avaliação

23/11. Orientação para o trabalho final (vale +0,5 ponto no trabalho final)

30/11. Entrega do trabalho final do semestre (ver descrição do trabalho em “avaliações”, abaixo) (o trabalho deve ser entregue impresso em aula neste dia. Pode ser entregue por outro aluno. Trabalhos atrasados serão aceitos, com desconto 1 ponto na nota, até a data da prova de segunda chamada. Após o encerramento dessa prova, nenhum trabalho será aceito.

07/12. Prova de segunda chamada (ver descrição em “avaliações”, abaixo) (nenhum trabalho será aceito após o encerramento desta prova)

14/12. Feedback do trabalho, entrega das notas finais do semestre e comentários.

.

AVALIAÇÕES (PRIMEIRO SEMESTRE)

Avaliação 1: prova
A prova será com consulta a qualquer material impresso ou manuscrito, sendo vetado o uso de aparelhos eletrônicos. Ela consistirá de cinco questões discursivas sobre a materia dada nas partes I e II do curso. 

Avaliação 2: trabalho
O trabalho deve consisitr de uma análise de imagem. O importante é que haja riqueza teórica, e que o trabalho não seja majoritariamente uma descrição da(s) imagem(ns).

O trabalho deve ter entre 750 e 1500 palavras. Diagramação simples, limpa, elegante e, principalmente, fácil de ler. Formato A4. O trabalho deverá ser entregue impresso e grampeado (sem pasta ou capa plástica), no dia 23/11, durante o horário da aula (pode ser entregue por outro aluno). Trabalhos enviados por e-mail não serão aceitos. Trabalhos atrasados só serão aceitos (com desconto de 1 ponto pelo atraso) até o dia 08/06, antes da prova de segunda-chamada. Após a prova de segunda-chamada, alunos que tiverem perdido uma das avaliações e também não tiverem comparecido à prova de segunda chamada ficarão com zero na avaliação perdida.

Importante: todos os trechos do trabalho que forem copiados de algum lugar, mesmo que seja apenas uma frase, devem vir entre aspas e com a indicação da fonte. Trechos copiados de algum lugar que vierem sem aspas serão considerados como plágio. Para indicar a fonte, coloque entre parêntesis, após o trecho entre aspas, o sobrenome do autor e o nome da obra ou site do qual a citação foi retirada. Exemplo:

“o fetichista regride a um estágio selvagem e primitivo para assumir as patologias próprias daquela fase na sua psiquê desvairada” (CANEVACCI, Fetichismos visuais).

Ao final do trabalho, liste as obras e sites consultados.

Essa é uma forma simplificada para a citação, que estou estipulando como mínimo aceitável. Quem quiser seguir as normas adequadas, veja nestes links como fazer citações e referências.

Critérios de avaliação:
1. Apresentação e diagramação (1,0)
2. Aderência à proposta do trabalho (1,0)
3. Redação (2,0)
4. Qualidade, complexidade e pertinência das análises (2,0)
5. Pertinência e adequação das citações e referências (2,0)
6. Consistência teórica (2,0)

Avaliação de segunda chamada (para quem faltou a Av.1 ou a Av.2): prova

A prova será sem consulta. Ela consistirá de cinco questões discursivas sobre a materia dada nas partes I , II e III do curso.  Alunos que fizeram a prova na primeira chamada e o trabalho não precisam fazer esta prova, mas podem fazer, se quiserem — nesse caso, a nota da prova de primeira chamada será substituída pela nota da prova de segunda chamada (seja esta última nota mais alta ou mais baixa que a primeira).

A nota final do semestre será a média aritmética das notas da Av.1 e da Av.2.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

PORTUGAL, D. B. Sobre Sócrates e Alces. In: MIZANZUK, I.; PORTUGAL, D. B.; BECCARI, M. N. Existe design?: indagações filosóficas em três vozes. Teresópolis: 21b, 2013.

AUSTIN, J. L. How to Do Things with Words. Em português: Quando falar é fazer.

Anúncios

8 respostas em “Análise da informação (2016/01)

  1. Oi professor, boa tarde.
    Você teria a apresentacao sobre semiótica apresentada na aula de 28/09? Se sim, poderia me passar, ou passar para o email da turma 50?
    Obrigada!

    • Oi, Amanda. A apresentação tinha aquelas pequenas inconsistências que apontei em sala. Se a Suzie me mandar uma versão corrigida, envio para vocês. De todo modo, sugiro focar na bibliografia indicada.

  2. Oi, professor, eu de novo.
    Não consigo baixar nem imprimir o texto de Nietzsche, precisa entrar com cartão de crédito para isso devido à plataforma.
    Como fazer?

  3. Oi, professor!
    Vi que você atualizou o post com as datas da aula, mas dia 07/09 é feriado, acredito que não tenha aula na Esdi. Como faremos?
    Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s