Estudos da percepção (2015)

* utilize o campo de comentários na parte inferior desta página para tirar dúvidas referentes a esta disciplina (perguntas enviadas por e-mail não serão respondidas).

.

PLANO DE AULAS (2015/02)

I. Introdução

18/08. Apresentação da disciplina e questionamentos gerais sobre sensação, percepção e representação

25/08. O enigma da percepção: desnaturalizando o ato de perceber e representar
Leitura para a aula: PORTUGAL, D. B. Percepção visual, memória e cadeira. In: Filosofia do design [website], 03 abr. 2012.

II. Arnheim e a Gestalt

01/09. A psicologia da gestalt e o estudo experimental da percepção
Leitura para a aula: MORAES, M. O gestaltismo e o retorno à experiência psicológica. In: JACÓ-VILELA, A.  M.; FERREIRA, A. A. L; PORTUGAL, F. T. História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau, 2006, pp. 301-318.
Leitura complementar/alternativa: BOEREE, C. G. Gestalt psychology.

08/09. “Leis” da percepção
Leitura para a aula: ARNHEIM, R. Configuração. In: ______. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora.  São Paulo: Pioneira / Thompson Learning, 1980, pp. 33-86. (essa versão disponível online apresenta pequenos problemas. Quem preferir, pode ler uma cópia melhor na versão inglesa)

III. Gombrich e os esquemas perceptuais

15/09. A percepção ativa
Leitura para a aula: GOMBRICH, E. Da luz à tinta. In: _____. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica.  São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007, pp. 29-54.

22/09. Esquemas perceptuais e realismo
Leitura para a aula: GOMBRICH, E. Verdade e estereótipo. In: _____. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica.  São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007, pp. 55-78.

IV. Primeira avaliação

29/09. Revisão da matéria dada

06/10. Prova (ver descrição da prova em “avaliações”, abaixo)

20/10. Entrega das notas e comentários

V. Exercícios

27/10. Exercícios em sala (explicação do trabalho final)
Trazer papel (pelo menos 120g), caneta nanquim e marcador preto

03/11. Exercícios em sala
Trazer papel (pelo menos 120g), caneta nanquim e marcador preto

10/11. Exercícios em sala
Trazer papel (pelo menos 120g), caneta nanquim e marcador preto

VII. Segunda avaliação

17/11. Orientação para o trabalho final

24/11. Entrega do trabalho final (ver descrição do trabalho em “avaliações”, abaixo) Prazo prorrogado para 01/12 devido à suspensão oficial das atividades acadêmicas da UERJ

01/12. Prova de segunda chamada (ver descrição da prova em “avaliações”, abaixo)

08/12. Entrega das notas finais e feedback do trabalho.

.

AVALIAÇÕES

Avaliação 1: prova

A prova será com consulta a qualquer material impresso ou manuscrito, sendo vetado o uso de aparelhos eletrônicos. Ela consistirá de cinco questões discursivas sobre a materia dada nas partes I , II e III do curso. 

Avaliação 2: trabalho

O trabalho será composto de: (1) uma seleção de dois dos exercícios realizados em sala na parte V do curso (2) um relatório escrito, fazendo a relação entre um dos exercícios e as teorias estudadas nas partes I, II e III do curso. O relatório deve conter entre 750 e 1500 palavras. Diagramação simples. O trabalho deverá ser entregue no dia 24/11, durante o horário da aula (qualquer pessoa pode entregar o trabalho).

Avaliação de segunda chamada (para quem faltou a Av.1 ou a Av.2): prova

A prova será sem consulta. Ela consistirá de cinco questões discursivas sobre a materia dada nas partes I , II e III do curso. O aluno escolherá as 5 questões a serem respondidas dentro de um universo de 6 questões, sendo que duas dessas 6 questões serão idênticas a questões da prova anterior (Av.1). Alunos que fizeram a prova na primeira chamada e o trabalho não precisam fazer esta prova, mas podem fazer, se quiserem — nesse caso, a nota da prova de primeira chamada será substituída pela nota da prova de segunda chamada, seja esta última nota mais alta ou mais baixa que a primeira.

 .

LINKS DIVERSOS

Imagens: Ilusões de ótica e imagens ambíguas

Video: Teste de atenção seletiva

Video: 10 ilusões de ótica

Matéria: sobre percepção e a cor azul (em inglês)

Catálogo: M. C. Escher

Catálogo: Op art

Apresentação: Gestalt

Documentário: Steinberg, as aventuras da linha

Matéria: sobre pictogramas olímpicos

Anúncios

13 respostas em “Estudos da percepção (2015)

  1. Olá professor Daniel, vim na esdi hoje terça (8 de dezembro) cheguei por volta de 14:40 e não te encontrei, gostaria de saber minha nota final.
    Grata :)
    Abraço.

  2. Semana passada não pude vir porque estava com crise renal mandei o trabalho ate para o seu email se quiser mando o atestado também deixei aqui na esdi o trabalho hoje no escaninho não pude vir mais cedo por causa de um exame . Desculpa ai espero a resposta obrigada

    • Ok, Carolina, vou pegar no meu escaninho amanhã. Vou considerar como se você tivesse entregado hoje em aula. Assim, vou avaliar e descontar 2 pontos pelo atraso, como fiz com todos que me entregaram o trabalho hoje.

  3. Professor, eu tive alguns problemas nesse final de semestre e só consegui terminar meu trabalho na quarta-feira. Infelizmente só fui saber agora que você estava aceitando trabalhos até hoje. Gostaria de saber se posso enviar por email a minha experiência e seu respectivo relatório.

    Desculpe pelo ,
    desde já agradeço.

    • Não estou mais recebendo trabalhos. Resolverei os casos extraordinários na próxima 3a, após os comentários dos trabalhos entregues.

  4. Boa noite, Daniel. Não pude comparecer no momento para a entrega do trabalho no dia 01/12. Posso entregar o trabalho por email ou outro dia na Esdi que você esteja presente?
    Grato pela paciência, Lucas.

    • Oi, Lucas. Você pode deixar amanhã, 4a, no meu escaninho, ou me entregar na quinta-feira pela manhã, até no máximo 11h30 na sala do 3o ano.

  5. Bom dia Daniel. Não estou conseguindo ir à ESDI nesse período devido a esses problemas com a bolsa, pois moro longe e pego mais de uma condução. Gostaria de saber se posso entregar o trabalho por e-mail.

    • O trabalho é para ser entregue impresso, mas não precisa ser por você. Você pode deixar (ou pedir para alguém deixar) amanhã, 4a, no meu escaninho, ou me entregar na quinta-feira pela manhã, até no máximo 11h30 na sala do 3o ano.

  6. Boa tarde Daniel, deixamos nossos trabalhos na secretaria e pedimos que colocassem em seu escaninho. Não podíamos ficar na ESDI até 13h.
    Você recebeu os nossos trabalhos?

    Gratos desde já,
    Hillary e Julio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s