Análise da informação (2015/02)

* Utilize o campo de comentários na parte inferior desta página para tirar dúvidas referentes a esta disciplina (perguntas enviadas por e-mail não serão respondidas).

.

PLANO DE AULAS (2015/02)

I. Introdução

19/08. Apresentação da disciplina e questionamentos gerais

26/08. Da “informação” à comunicação. Noções de semiótica/semiologia.
Leitura para a aula: PORTUGAL, D. B. Saussure, língua, xadrez. In: Filosofia do Design [website].

II. Perspectivas sobre a linguagem e ferramentas analíticas

02/09. Linguagem, desejo e o Inconsciente
Leitura para a aula: FREUD, S. Conferencias introdutórias sobre psicanálise [Conferências III e IV (Parapraxias)]. In: _____. Obras completas. Rio de Janeiro, Imago, 1976, v. XV.
Leitura complementar: PORTUGAL, D. B. O inconsciente. In: Filosofia do Design [website].

09/09. Linguagem, estrutura e ideologia
Leitura para a aula: ZIZEK, S. Gestos vazios e performativos [capítulo 1]. In: _____. Como ler Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 2010, pp. 15-31.

16/09. Linguagem, discurso e ação
Leitura para a aula: PEREIRA, R. C. Foucault: por uma análise pragmática do discurso. Contracampo, n. 3, jan.-jun. 1999.
Leitura complementar: PORTUGAL, D. B. Em que medida somos colonizados pela linguagem?. In: Filosofia do Design [website].  

23/09. Linguagem, poder e moralidade
Leitura para a aula: NIETZSCHE, aforismos selecionados — Crepúsculo dos ídolos: Os “melhoradores” da humanidade, 1 e 2; Genealogia da moral: Prólogo, 6 e 7, Primeira dissertação 4, 7, 10 e 13.
Leitura complementar: PORTUGAL, D. B. Designotopia 2: sobre design e “melhoramento” do mundo. In: Filosofia do Design [website].

III. Primeira avaliação

30/09. Revisão da matéria dada. Entrega de resumo comentado de um dos textos lidos na parte II (2 páginas — uma folha frente e verso) (o resumo vale +1 ponto na prova)

07/10. Evento com a diretoria (prova adiada para a semana seguinte)

14/10. Prova (ver descrição da prova em “avaliações”, abaixo)

21/10. Entrega e comentários

IV. Cinema, linguagem e reflexão crítica

28/10. Reflexões sobre filme: Cisne Negro
Filme para a aula: Cisne Negro (Black Swan / Darren Aronofsky, 2010)
Leitura complementar: PORTUGAL, D. B.; SALGADO, J; BECCARI, M. N. Um cisne, duas forças. Psicologia Clínica, v. 26, n. 1, 2014.

04/11. Não haverá aula (Pavão)

11/11. Reflexões sobre filme: Frozen + Reflexões sobre filme: A fita branca
Filmes para a aula: A fita branca (Das weiße Band / Haneke, 2009) e Frozen (Disney, 2013)
Leitura complementar: PORTUGAL, D. B. Elsa vai para as montanhas: considerações éticas com base em Frozen, Freud e Nietzsche. In: Filosofia do design [website].

Link para o torrent do filme Fita Branca, com legendas em inglês

V. Segunda avaliação

18/11. Orientação para o trabalho final

25/11. Entrega do trabalho final (ver descrição do trabalho em “avaliações”, abaixo) (o trabalho deve ser entregue impresso em aula impreterivelmente neste dia. Pode ser entregue por outro aluno. Quem não entregar, faz a prova final na semana seguinte). Prazo prorrogado até 02/12 devido à suspensão oficial das atividades acadêmicas da UERJ

02/12. Prova de segunda-chamada (ver descrição em “avaliações”, abaixo)

09/12. Feedback do trabalho, entrega das notas finais e comentários

.

AVALIAÇÕES

Avaliação 1: prova
A prova será com consulta a qualquer material impresso ou manuscrito, sendo vetado o uso de aparelhos eletrônicos. Ela consistirá de cinco questões discursivas sobre a materia dada nas partes I e II do curso. 

Avaliação 2: trabalho
O trabalho pode ser feito em dupla ou individualmente. Ele deve consisitr de uma análise crítica de um filme (qualquer um, exceto os três analisados em aula), tendo como base teórica um ou mais autores estudados na disciplina. Como não se trata de uma análise focada em questões fílmicas, não tem problema se o filme for tomado como uma espécie de exemplo de questões teóricas propostas pelos autores estudados. O importante é que haja riqueza teórica, e que o trabalho não seja majoritariamente uma descrição do filme (os trechos descritivos devem se restringir ao mínimo essencial).

O trabalho deve ter entre 1000 e 2000 palavras. Diagramação simples, limpa, elegante e, principalmente, fácil de ler. Formato A4. O trabalho deverá ser entregue impresso e grampeado (sem pasta ou capa plástica), no dia 25/11, durante o horário da aula (qualquer pessoa pode entregar o trabalho). Trabalhos enviados por e-mail não serão aceitos.

Importante: todos os trechos do trabalho que forem copiados de algum lugar, mesmo que seja apenas uma frase, devem vir entre aspas e com a indicação da fonte. Trechos copiados de algum lugar que vierem sem aspas serão considerados como plágio. Para indicar a fonte, coloque entre parêntesis, após o trecho entre aspas, o sobrenome do autor e o nome da obra ou site do qual a citação foi retirada. Exemplo:

“o fetichista regride a um estágio selvagem e primitivo para assumir as patologias próprias daquela fase na sua psiquê desvairada” (CANEVACCI, Fetichismos visuais).

Ao final do trabalho, liste as obras e sites consultados.

Essa é uma forma simplificada para a citação, que estou estipulando como mínimo aceitável. Quem quiser seguir as normas adequadas, veja nestes links como fazer citações e referências.

Avaliação de segunda chamada (para quem faltou a Av.1 ou a Av.2): prova

A prova será sem consulta. Ela consistirá de cinco questões discursivas sobre a materia dada nas partes I , II e III do curso. O aluno escolherá as 5 questões a serem respondidas dentro de um universo de 7 questões, sendo que duas dessas 7 questões serão idênticas a questões da prova anterior (Av.1). Alunos que fizeram a prova na primeira chamada e o trabalho não precisam fazer esta prova, mas podem fazer, se quiserem — nesse caso, a nota da prova de primeira chamada será substituída pela nota da prova de segunda chamada, seja esta última nota mais alta ou mais baixa que a primeira.

.

OUTRAS INDICAÇÕES DE LEITURA E LINKS DIVERSOS

EAGLETON, T. Ideologia.

AUSTIN, J. Quando dizer é fazer.

Artigo sobre Foucault

Anúncios

11 respostas em “Análise da informação (2015/02)

  1. Olá professor,
    Não sei se aqui é o melhor lugar para isso, mas o prof. Jorge Lúcio te passou a minha nota do primeiro semestre (de 2013)?

  2. Professor, não consegui te entregar o trabalho nem fazer a segunda chamada na quarta. Perdi todas as chances de ter uma segunda nota esse semestre? Estou receoso por que minha nota do primeiro semestre não foi tão boa, não queria ficar com uma nota que me impedisse de passar. O peso desse segundo trabalho era alto?

    Abraços

    • Oi, Thiago. Sim, você perdeu a segunda avaliação. Ela tinha o mesmo peso da prova. Se quiser, fale comigo na próxima quarta, após eu acabar de comentar os trabalhos, quando procurarei uma possível solução para casos extraordinários.

  3. Olá, professor, tudo bem?
    Recebi a notícia do adiamento da prova.
    No dia 14/10, estarei em São Paulo para a ATypI (http://www.atypi.org/atypi-2015-sao-paulo-brazil-1) o maior evento de tipografia do mundo, para o qual comprei ingressos antecipadamente em Julho. Vou com meu chefe e com meus colegas do estúdio onde faço estágio. É um compromisso acadêmico muito importante, e como há um deslocamento para outro estado, não há nada que possa ser feito para que eu compareça à prova na nova data.

    Sei que está prevista uma segunda chamada para o fim do ano, e estou ciente também que ela será sem consulta. Entendo adiar a prova foi a melhor decisão a se tomar. Não sei exatamente como podemos resolver essa situação, mas como eu estaria apto a fazer a prova na data que constava no cronograma, será que existiria alguma forma de eu fazer uma segunda chamada nos moldes da primeira, para que eu não saia prejudicado?

    Se preferir, podemos nos comunicar por email, o meu é danielrdarocha@gmail.com

    Um abraço,
    Daniel

    • Oi, Daniel. Entendi seu ponto. O objetivo não é prejudicar ninguém (afinal, pode-se faltar a prova por motivos de doença, ou por outros motivos igualmente pertinentes, como o caso da sua participação no evento), mas tornar a prova de segunda chamada ligeiramente mais difícil, uma vez que a pessoa ganhará mais tempo para estudar. Entendo que a retirada da consulta pode dificultar demais a prova. Vou pensar sobre como tornar a prova de segunda chamada mais parecida com a primeira chamada, mantendo alguma dificuldade adicional, e te dou uma resposta na aula seguinte à prova, ok? Fale comigo no início da aula, por favor. Abraço.

      • Oi professor,
        Estou na mesma situação do Daniel Rocha, estava com uma viagem marcada pra essa semana também. Na aula seguinte falo com você também, tudo bem?

        Abraço,
        Pedro

  4. Olá, onde encontro as Conferências III e IV (Parapraxias) para a aula do dia 02/09? Seriam os Volumes 3 e 4 ou as Conferências estão dentro de outro volume específico?
    Obrigado

    • Oi, Nickolas. Elas estão no volume 15 do drive. Dentro do volume, é só procurar pelas conferências III e IV. A conferência III começa na pg 25 do vol. 15. Editei a referência no plano de aulas também, para facilitar, estava confuso mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s